
Celular 50
Foi uma exposição que proporcionou uma experiência imersiva sobre a história e os impactos do celular na sociedade. Explora a evolução tecnológica e seus efeitos transformadores.
Aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de janeiro de maio a agosto de 2023.
Oportunidade
Coordenar e desenvolver a interatividade de uma exposição para um público diverso, proporcionando uma experiência que combine conhecimento e dinamismo, envolva os visitantes e os inspire de forma inovadora e educativa.
Desafio
Garantir que o público entenda a interatividade de forma intuitiva e possa utilizá-la rapidamente, evitando longas filas e proporcionando uma experiência fluida. É crucial que as telas funcionem sem falhas durante as interações, assegurando que o usuário obtenha conhecimento de forma eficiente e sem contratempos.
A Interface
A chegada dos smartphones transformou radicalmente a forma como interagimos com a tecnologia, introduzindo telas sensíveis ao toque. Para enriquecer essa experiência na exposição, foi feita a utilização de TVs posicionadas na vertical, simulando celulares em tamanho ampliado. Isso proporcionou aos visitantes uma interação mais imersiva e envolvente, além de garantir que a experiência fosse compreensível e atrativa para todas as faixas etárias.
A exposição contou com 5 telas diferentes, permitindo que vários visitantes pudessem interagir simultaneamente, tornando a experiência ainda mais inclusiva e dinâmica.
%20(131).jpg)
Página inicial
Na tela inicial, eram exibidos 10 ícones de aplicativos distintos, cada um oferecendo conteúdos variados. Os visitantes podiam selecionar o ícone de sua escolha para explorar temas de interesse. Cada ícone revelava curiosidades fascinantes, como a história dos primeiros selfies, o impacto das redes sociais, ferramentas utilizadas por jornalistas, a evolução dos jogos e muito mais.




Telas
A criação das telas foram inspiradas no layout simples como a referência do “stories” do Instagram:
-
Imagem ilustrativa e um texto curto
-
Linha do tempo na parte superior para indicar o
tempo restante da tela
-
Botão “X” para fechar a visualização
-
Duas setas nas laterais para passar para próxima tela




.png)





O que aprendi
-
Equilíbrio entre Educação e Entretenimento
Aprendi a mesclar informação educativa e
entretenimento de forma equilibrada.
-
Compreensão do Público-Alvo
Considerei as diferentes necessidades e níveis de entendimento decada faixa etária. O layout deve ser acessível para crianças, intuitivo para adultos e interessante para idosos.
-
Simplicidade e Usabilidade
Aprendi a equilibrar complexidade e clareza é fundamental para garantir que a experiência seja agradável e envolvente para todos.