
HACKTUDO
É um projeto social, diverso e inclusivo, que conecta pessoas de todas as idades e classes sociais à inovação e tecnologia por meio de atrações culturais.
Promovemos uma verdadeira democratização do acesso às novas tecnologias, impactando milhares de crianças, jovens e adultos de forma ampla e acessível.
O festival aconteceu em outubro de 2024
Oportunidade
Coordenar, desenvolver e participar de um evento que promove inovação, acessibilidade e inclusão reforçou meu propósito de trabalhar em projetos que geram impacto positivo na sociedade.
Desafio
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Garantir que o público entenda o novo brending e a organização do site trazendo uma navegação mais segmentada.
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Adaptar o design para materiais gráficos, redes sociais e mídia ooh
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Conciliar prazos apertados com a complexidade do projeto exigiu muita organização.
Problema
Nos anos anteriores, o principal problema do site estava na comunicação sobre os ingressos. Como o HACKTUDO engloba três encontros diferentes (Hackathon, Conference e Festival) dentro do mesmo evento, cada um tem seu próprio tipo de ingresso, essa informação não ficava clara no site, gerando confusão entre os usuários e um sac com reclamações.
Solução
Para 2024, meu foco foi aprimorar essa comunicação. Estruturei o site separando os três eventos de forma mais organizada, seguindo a ordem cronológica de realização. Usei uma combinação estratégica de cores, títulos chamativos e botões específicos para cada evento, facilitando o entendimento do público sobre as datas, atrações e tipos de ingressos disponíveis.

Branding
Hackathon
Um encontro de inovação que reúne profissionais para desenvolver soluções tecnológicas em um curto período de tempo.
Em 2024, nosso Hackathon contou com duas categorias distintas, patrocinadas pela Bemobi e pela Petrobras. Para diferenciar as categorias, além de utilizar os títulos das empresas, criamos imagens exclusivas que refletiam os objetivos de cada uma.

A seção apresentava uma interface simples e intuitiva, com destaque para o título, data, local e dois botões principais:
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"Inscreva-se", que direcionava os usuários diretamente para o Google Forms onde realizavam a inscrição
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"Saiba Mais", que leva para landing page com informações detalhadas sobre cada Hackathon como tema, desafio, prêmios, mentores e júri.
Hackathon Bemobi
página do site depois de clicar no botão saiba mais

Hackathon Petrobras
página do site depois de clicar no botão saiba mais

Site




O que aprendi
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Importância da Organização
Com um evento tão abrangente e diversas atrações, ficou evidente que uma comunicação clara e organizada é essencial para evitar confusões, especialmente na compra de ingressos e entendimento da programação.
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UX na Prática
Otimizar a navegação do site, criar uma hierarquia visual eficiente e utilizar cores para diferenciar as seções do evento ajudaram a proporcionar uma experiência mais intuitiva e agradável para o usuário.
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Valorização da Análise Crítica
A comparação entre o site de 2023 e o de 2024 me mostrou como o estudo e a análise das dores do usuário podem transformar a experiência digital e otimizar os resultados do evento.

Festival
Durante dois dias, o evento oferece uma experiência imersiva e gratuita que combina inovações tecnológicas com atrações culturais.
Para essa seção, optamos pela cor roxa, um título em destaque e uma organização visual clara. Os dias de evento são totalmente gratuitos, sendo necessário apenas que o usuário retire o ingresso para o dia desejado. No banner inicial, dois botões estratégicos direcionam diretamente para a lista completa de atrações, que vão acontecer no evento, e para a retirada rápida de ingressos.

Na seção Festival, sua navegação foi planejada com dois botões:
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"Retire seu ingresso", que redireciona os usuários ao link da Sympla
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"Todas as atrações", que leva a uma landing page onde mostra todos os detalhes do que vai acontecer
Cada atração possui uma imagem representativa, acompanhada de um título em destaque e um subtítulo. Além disso, um botão "Saiba Mais" direciona o usuário para uma landingpage dedicada, onde é possível acessar informações detalhadas e a programação completa da atração selecionada.




Conference
Um dia inteiro dedicado a palestras e conversas sobre a cultura digital. O Conference de 2024, apresentada pela Mosaico, contou com uma imagem exclusiva que refletia os objetivos do evento, para representar essa seção, a cor azul foi escolhida, trazendo coerência e destaque visual.
Diferente das outras frentes do HACKTUDO, a Conference foi a única parte totalmente paga do evento, oferecendo uma experiência aprofundada e de alto valor para os participantes.

Na seção Conference, sua navegação foi planejada com dois botões principais:
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"Garanta seu ingresso", que redireciona os usuários ao link da Sympla
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"Saiba mais", que leva a uma landing page com todos os detalhes.
Ao clicar no botão saiba mais, o usuário é direcionado a landingpage que contém informações do evento como: data, local, texto, lista de painelistas, marcas participantes e programação. Além disso, há uma seção dedicada a destacar os benefícios de adquirir o ingressos

Interações
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No banner inicial tinha 3 botões direcionando para ações específicas: primeiro para compra de ingresso, o segundo ia direto para o usuário ver quem eram os painelistas e o terceiro ligava diretamente a programação do evento
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Ao clicar na foto de cada painelista, surge um pop-up com a mini biografia e o link do LinkedIn, permitindo que os participantes obtenham mais informações sobre os palestrantes e suas qualificações.
Peças adaptados para Instagram, Facebook e LinkedIn, além de materiais para busdoor, mídias no metrô e elementos de cenografia nos dias do evento.



